Postado em 07 de abril de 2017

Minha casa não é automatizada, mas tem um piano decorando a parede!

Leandro Augusto
Diretor da Automatize

Dó-Ré-Mi-Fá-Sol-Lá-Si-Dó-Ré… Você sabe tocar piano?

Não há nada que explore com mais perfeição os ambientes de uma residência do que um bom sistema de iluminação. Necessitamos de luz para nossas tarefas diárias, para uma simples leitura, para receber os amigos em um dia de festa, para realçar a decoração de um ambiente, para explorar a beleza da natureza de um jardim, para dar mais brilho a uma tela de um artista.

O arquiteto, especialista em luminotecnia, sabe como poucos explorar uma residência com seu projeto luminotécnico. Nós, brasileiros, temos uma cultura, praticamente única, de explorar bem os ambientes com bastante pontos de iluminação: desde os nossos jardins até nossos banheiros.

Como todos sabem, para cada conjunto de pontos de iluminação, temos que ter uma tecla (interruptor) na parede. E essas teclas se multiplicam conforme acrescentamos mais pontos de iluminação. E é aí que surge um piano, com diversas teclas, decorando nossas paredes. Porém, esse piano é um item decorativo de difícil operação.

Você já memorizou todas as teclas da sua residência? Já vi ambientes com 12 teclas. Imagina a dificuldade! Não seria mais simples com poucas teclas resolver esse problema? Cada tecla chamando cenários baseados na sua rotina e de sua família? Você já resolve três problemas: tempo, paciência e consumo de energia. Ah, um quarto também: falta de memória (rs!). Não é mais simples ter uma tecla que desliga todas a iluminação ao sair de casa?

Simplifique a vida! Para nós que não estamos acostumados com todas essas notas musicais, apenas o Dó-Ré-Mi já resolveria!